>

ERA UMA VEZ O CINEMA


Janela Indiscreta (1954)

cover Janela Indiscreta

link to Janela Indiscreta on IMDb

País: USA, 112 minutos

Titulo Original: Rear Window

Diretor(s): Alfred Hitchcock

Gênero(s): Mistério, Suspense

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
8.4/10 (411322 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Atriz (Grace Kelly)

Prêmios Edgar Allan Poe

Prêmio de Melhor Filme (John Michael Hayes)

INDICAÇÕES star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Fotografia

Oscar de Melhor Direção (Alfred Hitchcock)

Oscar de Melhor Gravação de Som

Oscar de Melhor Roteiro

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Filme

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Direção (Alfred Hitchcock)

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio Leão de Ouro (Alfred Hitchcock)

Grêmio dos Diretores da América

Prêmio por Direção Excepcional (Alfred Hitchcock)

Sinopse: Janela Indiscreta é mais do que um filme de suspense, é uma espécie de metáfora do próprio cinema. E muitos detalhes fazem dele um filme especial.
A começar pelo elenco. O mestre do suspense conseguiu reunir dois dos seus preferidos atores: James Stewart e Grace Kelly. E os dois dão um show à parte em cada aparição. A beleza e presença da futura princesa de Mônaco casa perfeitamente com a personagem Lisa Carol Fremont. Sua primeira aparição, por exemplo, com um vestido de festa e xale é digna de uma estrela.

Janela Indiscreta trabalha com o voyeurismo, o prazer de observar o outro. Preso em seu apartamento por causa de uma perna quebrada, o fotógrafo L.B. Jefferies observa os seus vizinhos de sua janela. A genialidade de Hitchcock é fazer todo o filme do apartamento de Jeff, ou seja, estamos o tempo todo junto com ele, vendo apenas o que ele vê da janela. A imagem só se aproxima se ele utiliza um binóculo ou a lente da câmera. Estamos com ele vendo o filme através de uma janela, o que não deixa de ser uma metalinguagem. Afinal, o que é ver um filme senão observar a vida dos outros através de uma janela?

Neste ponto, a trama central do possível assassinato presenciado por Jeff de sua janela nem é o mais importante. E sim, esta fruição da observação alheia. Há um jogo contínuo que o diretor nos proporciona. Em determinado momento, ele brinca inclusive com os princípios da montagem, ao repetir o Efeito Kuleshov. O ator James Stewart faz uma única expressão neutra, enquanto Hitchcock intercala com diversas cenas nos apartamentos vizinhos. Da mesma forma que o russo utilizou um prato de sopa, uma criança em um caixão e uma mulher no sofá para sua experiência.

Da mesma forma, somos também observadores do próprio drama de Jeff e Lisa. Este improvável casal que parece se amar, ao mesmo tempo em que é tão diferente. Ele, um fotógrafo investigativo, que vive de aventuras pelo mundo. Ela, uma profissional de moda, que vive do que ele considera futilidades. A forma fria como ele a trata muitas vezes, o esforço que ela faz para agradá-lo com as coisas erradas como um jantar servido com lagosta a thermidor, além do desfile de roupas, nos envolve.

E a virada desta trama amorosa está intimamente ligada à virada da trama de simples observação da vida alheia. Quando Jeff acredita ter visto um assassinato no apartamento da frente, é Lisa quem compra a briga e se torna suas pernas na aproximação com o local do crime. Suas atitudes destemidas, a curiosidade também intrínseca a ela, dão a esperança de que o casal não é assim tão diferente.

É curiosa também a forma como a investigação do crime vai sendo feita. Praticamente por suposições, tal qual a plateia de um filme que fica imaginando o que aconteceu, a partir do pouco que o diretor fornece de informação. E enquanto Jeff, Lisa e a enfermeira Stella nos envolvem em suas suposições que levam ao assassinato, o personagem de Wendell Corey, o detetive Doyle, é a voz contrária, criando dúvidas e nos deixando na expectativa da revelação final.

Além do assassinato e da trama do casal principal, Janela Indiscreta ainda nos proporciona pílulas de quadros humanos, como a Coração Solitário, vizinha que quase se suicida. O casal em lua de mel que só vive na cama. A dançarina cercada por homens que não ama, o músico e suas festas. O casal preguiçoso que dorme na sacada e desce o seu cão para passear através de uma cestinha. Cada uma dessas experiências nos traz momentos divertidos e ternos que só enriquecem o filme.

 

Elenco: